ECOVILLA YBY IAGUARA

CRIME AMBIENTAL

Depois de 5 anos sem ir ao meu sítio, de Joanópolis, me deparei com a porteira pintada, com cadeado novo, a casa arrombada, com 3 cômodos fechados com sabe-se lá o que dentro e armadilhas instaladas para caça clandestina de javalis e demais animais silvestres e selvagens.

No dia seguinte (14/04/2019), por volta das 21:00, protocolei uma denúncia no Ibama de número 02303.002470/2019-47. Acesse Aqui.

Fato é que além de tudo eu como proprietário também posso ser responsabilizado por crime ambiental. A minha ignorância sobre as atividades de CRIME AMBIENTAL cometidas em minha propriedade rural por caçadores clandestinos me protegia, mas no dia 13/04/2019, por volta das 16:00, vi com meus próprios olhos e filmei o inimaginável nos dias de hoje, uma estrutura profissional de captura de animais selvagens conforme vídeo.

Há relatos da presença de onças na região sendo alvo de caçadores. Com a consciência da atuação de caçadores capturando e matando animais selvagens em minha propriedade rural, veio junto a INSPIRAÇÃO, a FORÇA e a CORAGEM para constituir com o apoio e sugestões de amigos e familiares a ECOVILLA YBY IAGUARÁ, que em Tupi Guarani significa “Terra da Onça”.

Aqui a ONÇA É BEM-VINDA!!!

Pode morar, passar, passear livremente na propriedade rural aonde se localiza a ECOVILLA YBA IAGUARÁ, sem cercas ou qualquer tipo de limitação de acesso de no seu ir e vir.

VIVA A ONÇA VIVA!!!

Mais que isso! Convidamos você para PARTICIPAR conosco da construção de uma ECOVILLA autossustentável na Serra da Mantiqueira e do CORREDOR ECOLÓGICO com objetivo na preservação dos mananciais, da fauna e da flora.

Você pode participar de várias formas:

Mão na Massa

Venha nos visitar e ajudar na implantação das atividades necessárias para a geração de energia sustentável, técnicas de bio construção, educação ambiental, plantio de mudas, identificação de animais silvestres e selvagens, estudos e pesquisas de preservação dos mananciais de água, fauna e flora.

Plante Árvores OnLine

Tá sem tempo para por a mão na massa? Plante Árvores OnLine, mas faça alguma coisa! Ajuda de alguma forma.

Escolha e clique, selecione a espécie e o local que plantamos para você! A sugestão de contribuição é de apenas R$49,90.

Colete Sementes

As frutas que você consumir, seque ao sol, guarde o caroço e venha plantar nos CORREDORES ECOLÓGICOS na região da ECOVILLA YBA IAGUARÁ.

Caso você more em São Paulo e não possa vir, nos avise pelo WhatsApp – número: (35) 99191-8995 – para articularmos alguém para trazer as sementes para a ECOVILLA.

Asilo de Plantas

Não só animais são vítimas de mau tratos, mas as plantas também são seres sencientes e conscientes de intenções e vibrações de amor, raiva, inveja, entre outras sensibilidades relatadas com rigor científico no livro “A História Secreta das Plantas“.

Agora sugiro UMA AÇÃO PRÁTICA PARA VOCÊ: Não permita que plantas em vasos sejam levadas para o lixo ou fiquem abandonadas em calçadas ou
prédios.

Faça o resgate do vaso da planta e traga pra cá, ou nos avise para articularmos com algum voluntário para ir buscar o vaso de planta para ser plantada na Natureza na ECOVILLA YBA IAGUARÁ. Com amor, carinho e dignidade!

Monitoramento de Animais Silvestres e Selvagens

O objetivo é proteger dos caçadores as onças, javalis e outros animais silvestres e selvagens da Serra da Mantiqueira através de câmeras de vídeo para acesso livre e público pela internet e para compra de chips para monitoramento de vida e rotas percorridas na propriedade e região para estudo dos hábitos migratórios, alimentação e reprodução.

A população de javalis está descontrolada e está destruindo as plantações e a onça é o único predador natural do Javali e está correndo o risco de extinção. Confira o vídeo, abaixo:

Javali é a esperança para as onças.

“É muito bom que aconteça o retorno da onça-pintada, em vez de sua extinção”.

“Espécie invasora que se espalhou pelo Brasil, o javali se adaptou às plantações de cana-de-açúcar e de eucalipto do interior paulista e tem causado grandes prejuízos aos setores que produzem etanol, papel e celulose”.

“Mas se esse desequilíbrio ecológico põe em risco as principais atividades agrícolas da região pode ser, paradoxalmente, oportunidade para a recuperação da onça-pintada – maior predador das Américas, hoje ameaçado de extinção”.

Confira mais detalhes lendo o artigo e assistindo o vídeo abaixo:

Portanto, VIVA A ONÇA VIVA para ajudar no equilíbrio natural da população de capivaras e javalis.

Você pode participar COMPRANDO E/OU AJUDANDO A INSTALAR as Câmaras de Vídeo e dos Chips para monitoramento inicialmente nos Javalis e, assim que tivermos apoio de uma instituição de pesquisa, também das Onças e demais animais selvagens de interesse em estudo científico.

Leve para as Empresas

As empresas podem realizar AÇÕES AMBIENTAIS e de COMPENSAÇÃO AMBIENTAL participando dos projetos realizados na ECOVILLA YBA IAGUARÁ. Indique e convide as empresas do seu relacionamento para apoiar e adquirir Créditos Ambientais.

Solicite o Convite de Adesão para empresas através do e-mail: mauricio.tornero@clubederh.com.br.

Participe do Termo de Adesão da nossa Ecovilla

Que tal vivenciar uma vida em harmonia com a natureza com mais 20 casais de participantes na construção da sua RESIDÊNCIA EM UMA GLEBA RURAL?

Com um investimento de R$150.000,00 parcelado em até 12 vezes, você adquire o DIREITO DE USO DE UMA GLEBA RURAL para você construir uma residência ecológica e sustentável seu uso pessoal, com a família, amigos ou mesmo para locação, venda ou transferência para familiares e terceiros.

Confira Aqui os detalhes e venha passear ou viver a vida na natureza da Serra da Mantiqueira:

a. TERMO DE ADESÃO A ECOVILLA YBY IAGÛARA
b. ESCRITURA PROPRIEDADE YBY IAGÛARA
c. DENÚNCIA DE CAÇA AO IBAMA

Toda e qualquer sugestão de melhorias é bem-vinda!

Abraço Fraterno,

Maurício Trovarelli Tornero
Sócio Fundador da ECOVILLA YBY IAGÛARA
Contato: (35) 99191-8995
E-mail: mauricio.tornero@clubederh.com.br